Um dos principais desafios dentro das empresas, hoje, é conseguir otimizar a logística de entrega, visto que as dificuldades enfrentadas em nosso país, como custo do combustível e estado das estradas prejudicam a rentabilidade dessa atividade.

Juntando esses problemas a uma má gestão de entregas, é possível que a empresa acabe gastando muito mais do que deveria e tendo prejuízos e outras adversidades, como a insatisfação dos clientes, ociosidade de funcionários etc.

Para ajudar a evitar essas situações e garantir uma logística de entrega otimizada, criamos uma lista com 5 dicas simples, porém, valiosas para melhorar a sua gestão e alcançar os resultados esperados. Boa leitura!

1. Planeje as rotas

O primeiro passo, negligenciado por muitas empresas, é a criação de um planejamento de rotas, visando encurtar as viagens e gastos com combustível, horas trabalhadas e manutenção dos veículos de entrega.

A utilização de mapas que permitam a visualização de rotas alternativas e mudanças de trajeto é uma ótima forma de melhorar as entregas, principalmente em grandes cidades, nas quais o fluxo de veículos se torna mais um desafio.

2. Controle o estoque

O controle de estoque é outra atividade fundamental para a logística de entrega, pois permite ter uma visão eficiente acerca de cada deslocamento, tendo a certeza de que todos os Itens foram entregues, apontamentos das causas de eventuais rejeições e principalmente, o controle da eficácia na pontualidade da entrega, algo fundamental na era das compras pela internet.

Além disso, a organização e processos enxutos dão maior agilidade a carregamentos e descarregamentos, permitindo mais eficiência dentro do setor logístico.

3. Faça logística reversa

Mesmo que você e sua equipe façam um bom controle, erros e problemas podem ocorrer e uma mercadoria acabar sendo entregue no cliente errado ou gerar a necessidade de realizar uma troca por qualquer outro motivo.

A logística reversa é o caminho de volta que esse produto deve fazer e muitas empresas não têm isso idealizado, logo, sofrem sempre que uma situação como essa ocorre. Por conta disso, é preciso planejar não apenas a entrega, mas a possibilidade da coleta também.

4. Ofereça treinamentos

Funcionários bem treinados e cientes de suas responsabilidades podem ser peças-chave dentro do sistema logístico de uma empresa, pois saberão lidar com qualquer desafio que possa vir a surgir, de forma eficaz e rápida.

Para tanto, pense na possibilidade de disponibilizar treinamento interno, sendo que uma opção é a utilização da tecnologia e através dos Dealers da Newtec essa capacitação pode ser feita de forma constante, além de contar com a inteligência embarcada que monitora e complementa esse processo.

5. Invista em tecnologia

Sistemas de informação bem gerenciados e conectividade são o futuro e, por meio deles, é possível ter um controle total de todos os pontos anteriores, alcançando o máximo de eficiência dentro da cadeia logística.

Também é possível otimizar rotas, fazer alterações em tempo real, identificar entregas efetuadas e acompanhar atrasos ou falhas no processo de entrega, identificar motoristas e realizar ações corretivas ou premiações. Ou seja, trata-se de um sistema de informação que auxilia na tomada de decisões estratégicas e preditivas.

Conheça as variadas possibilidades de Telemetria embarcada nos hardwares Newtec e integradas pelos Dealers, garantindo a gestão eficiente de sua frota e melhorando a economia e otimização de todos os recursos envolvidos.

O ideal é buscar por soluções customizáveis, que possam ser programadas para atender às suas necessidades, a principio pode parecer mais complexo, porém, em um mundo em constante transformação, é a melhor maneira de atender as demandas sem necessidade de troca de equipamentos a cada ano. Conheça os hardwares programáveis da Newtec, melhores equipamentos com protocolo aberto do mercado e disponíveis através de Dealers Integradores.

Otimizar a logística de entrega não é apenas um diferencial para as empresas, mas uma forma de diminuir custos operacionais e maximizar a sua rentabilidade.

Ficou com alguma dúvida? Comente agora mesmo aqui no post! Teremos o maior prazer em ajudar! Contate-nos através do e-mail newtec@newtec.net.br e torne-se assinante de nosso blog.