A telemetria por imagem e vídeo (câmeras com telemetria) chegou com tudo ao mercado brasileiro e, aqui na Newtec, temos vários resultados positivos entre nossos clientes desenvolvedores.

Como exemplo, destacamos uma empresa do sul do País, que utiliza nosso sistema Foco na Via, que usa inteligência artificial para a prevenção de acidentes por meio da identificação de sinais de fadiga, distração e uso de celular ao volante.

Esse sistema, ao identificar esses pontos, emite alerta sonoro para o condutor, registra as anormalidades e envia ao Centro de Controle do Cliente, que funciona 24×7.

Com câmeras, é possível identificar motoristas cansados, sinistros, entre outras informações, o que aumenta ainda mais a segurança no transporte

Falha humana

No Brasil, 90% dos acidentes no trânsito são decorrentes de falhas humanas e, cerca de 40% das mortes nas vias estão relacionadas à fadiga, sonolência ao volante e uso do celular.

Por isso, ao fazer essa gestão de risco da condução, a solução do cliente reduz e previne acidentes.

Isso porque, ao unir nossas câmeras e o sistema inteligente, é possível captar toda e qualquer distração do motorista, ou seja, se ele está fumando, falando ao celular, distraído, olhando para os lados, bocejando e, até mesmo, dormindo.

Assim, cada vez que há uma ocorrência de sonolência ou distração, o sistema embarcado emite alerta por voz ao motorista e grava 10 segundos do evento.

Em seguida, envia por rede 3G/4G para plataforma na nuvem, onde a equipe técnica irá validar o alerta e sua classificação de risco e irá tomar as devidas ações conforme previamente combinado com seus clientes para retirar o motorista daquela situação de perigo.

Saiba mais sobre câmeras com inteligência artificial

Câmeras com telemetria

Dessa forma, o sistema de nosso cliente é indicado a empresas que estão expostas a esses riscos, como transportadoras de longo curso, frotas com jornada de trabalho muito intensa, fatigante ou monótona.

O transporte no segmento florestal, por exemplo, exige uma condução em baixa velocidade e com muitas rotas cansativas. Também é indicado na mineração, que envolve processos repetitivos e desgastantes, bem como no transporte dedicado ao agronegócio, máquinas, tratores, entre outros.

Além disso, outro diferencial do sistema é a geração de um “mapa de calor”, resultante de uma grande quantidade de alertas na mesma localidade, indicando possíveis pontos de rodovias e estradas monótonos.

Essa facilidade permite que transportadores planejem melhor suas viagens e paradas a fim de reduzir a sonolência e distração ao volante.

Exemplo

Para exemplificar, uma empresa identificou um longo trecho com muita incidência de alertas e instalou um trailer de estimulação na entrada do trecho.

Assim os motoristas param, tomam café, se exercitam em uma bicicleta ergométrica, ganhando assim energia adicional para cruzar o trecho mais despertos e atentos.

Nesse cenário, Lucimar Oliveira, nossa CEO, enfatiza que “é importante que as empresas estejam cientes destas novas tecnologias para a prevenção de acidentes decorrentes de sonolência e distração nas rodovias brasileiras”.

Para saber mais sobre câmeras com telemetria, acesse nosso site aqui.