As empresas de ônibus contam com milhares de motoristas para realizarem o transporte de passageiros diariamente. Ao longo do trajeto, a forma de condução do veículo é muito importante para garantir a economia e segurança.

Quando falamos de condução econômica, muitos aspectos envolvem esse tema. Confira abaixo o case de sucesso da Newtec e SS Telemática no desenvolvimento de uma solução de Telemetria Avançada para a empresa de transportes urbanos e rodoviários, a Saritur.

Conheça a SS Telemática

SS Telemática - economia e segurança

Uma empresa focada no desenvolvimento de soluções na gestão eficiente de frotas de ônibus e caminhões. A SS Telemática (Start Solution) é especialista em condução econômica e segura. A empresa fundada em Belo Horizonte, foca sempre na visão colaborativa em seu relacionamento com os clientes, fornecedores e parceiros.

O objetivo é ajudar os frotistas a reduzirem custos operacionais e como consequência promover o aumento da qualidade, bem como melhorar o controle e a segurança dos serviços prestados por cada um dos clientes. Desta forma, além de fornecer produtos e serviços que geram benefícios reconhecidos, também agrega valor ao negócio dos clientes.

Análise Saritur

Como uma das 10 maiores empresas de ônibus de Minas Gerais, fundada por José Carvalho e seus filhos, a empresa iniciou os seus trabalhos transportando colaboradores de indústrias até o local de trabalho. Hoje, ela atua em linhas de transporte urbano, intermunicipais de transporte coletivo de longa distância, com uma frota de 3.000 ônibus.

Como toda a empresa de transporte de passageiros a quantidade de motoristas que realizam os trajetos é grande, e cada um deles possui uma maneira diferente de conduzir o veículo. Os condutores são fundamentais na vida útil dos ônibus e consumo de combustível diário. A má condução do veículo pode promover diversos malefícios, não só o crescimento dos gastos com combustível, mas também colabora para o aumento no desgaste das peças, reduzindo a vida útil.

Na Saritur, esses eram alguns dos problemas enfrentados, principalmente no controle de procedimentos dos motoristas como também no drive behavior (comportamento na condução) dos veículos.

A falta de controle sobre as ações dos motoristas implicava em um custo desnecessário para a empresa, principalmente pelo maior desgaste dos veículos, forçando a revisão e manutenções corretivas com frequência.

Solução Saritur: Newtec e SS Telemática

A solução proposta pela SS Telemática à Saritur combinou versatilidade com a tecnologia de ponta. Os hardwares programáveis de telemetria da Newtec foram instalados nos veículos, aliado ao software,  gerando indicadores em Dashboards para análise de performance do veículo e motorista.

Na solução aplicada, os hardwares da Newtec leem os dados trafegados pelos computadores  de bordo do veículo através da rede CAN, interpretam-nos gerando alertas ao condutor e reportando estas informações através da internet, por um chip GPRS para a plataforma.

A linguagem de programação proprietária possibilitou à SS, definir os indicadores necessários para fazer a gestão eficiente da frota da Saritur.

Além dos hardwares, o software da SS analisa os dados através da tecnologia de Business Intelligence (B.I.) e gera os indicadores que auxiliam o gestor da frota na tomada de decisão. Com isso, a SS aplica as soluções em conjunto com o cliente, fazendo o acompanhamento dos resultados e também o monitoramento contínuo, através de visitas em campo.

No caso Saritur, a SS Telemática trabalhou na capacitação dos gestores de cada frota, com treinamentos para uso dos sistemas e acompanhamento do trabalho diário dos motoristas garantindo uma condução segura e econômica.

Resultados obtidos com a Telemetria

A percepção de resultados foi imediata, principalmente na diminuição dos custos. Só no primeiro ano, a redução de custo com combustível foi de 2 milhões. Em relação à manutenção corretiva, a média de durabilidade da embreagem que era de 35.000 km, passou para 150.000 km.

Os resultados foram incríveis e continuam em evolução a cada mês, gerando economia e segurança, na educação dos condutores.

Parceria que gera resultado!

A parceria entre Newtec e SS Telemática é um trabalho de apoio conjunto em busca de soluções tecnológicas que gerem resultados para o mercado.