Quando falamos em software de rastreamento veicular, estamos nos referindo a uma tecnologia que surgiu há cerca de 20 anos. Os primeiros modelos, porém, eram totalmente diferentes dos que são encontrados no mercado hoje em dia.

Em seus primórdios, os softwares demonstravam apenas por onde o veículo havia passado em determinado período e onde se encontrava naquele momento. O foco principal também era em segurança contra roubos.

Com o tempo, a tecnologia evoluiu e surgiu a telemetria, uma medição à distância. É sobre esse assunto que falaremos neste post. Explicaremos as características de um bom software de telemetria, os erros que são cometidos nesse sentido, como agregar valor com esse sistema, entre outras informações relevantes. Acompanhe e confira!

Veja 3 características de um bom software de telemetria

Um software de rastreamento veicular que conta com recursos de telemetria é utilizado para medir os sinais oriundos do veículo. Veja quais são as características básicas que os melhores programas do tipo precisam ter!

1. Controle de parâmetros

Na telemetria há o controle de parâmetros como a velocidade, permitindo saber se um veículo está em excesso ou não de RPM. Também há parâmetros que indicam se o motorista está pisando demais no freio ou na embreagem do veículo, bem como se está andando com a marcha correta ou utilizando o ar-condicionado de forma exagerada.

Também é controlado o excesso de velocidade em diferentes situações, como em dias de chuva, no tempo seco e nos terrenos não pavimentados. Isso garante que os gestores de empresas que controlam frotas saibam se um veículo está gastando mais combustível do que deveria, por exemplo.

2. Uso de indicadores

Um bom software de rastreamento veicular com telemetria precisa utilizar todos esses parâmetros e medições, para que seja possível gerar indicadores do que é realmente necessário ser feito em uma organização.

No caso de uma frota de ônibus, por exemplo, se o proprietário verificar que está gastando muito combustível e quiser otimizar os custos, terá de focar em ações específicas para isso. Por exemplo, ele terá que notificar o motorista, com a ajuda dos dados da telemetria do veículo mostrados na plataforma.

Essa ação fará com que o gestor consiga saber em tempo real ou em indicadores periódicos, todas as rotas, os veículos e os modelos necessários para uma atuação mais otimizada. Tal medida é necessária para identificar os gargalos financeiros, operacionais, entre outros.

3. Hardwares customizáveis

Em meio ao cenário anteriormente descrito, o software de telemetria veicular tem a missão de fazer a captação de sensores dentro de qualquer tipo de veículo, e ainda, fornecer aos gestores informações úteis para a tomada de decisões.

Isso se torna ainda mais fácil quando há hardwares customizáveis e é por isso que eles devem estar presentes ao se utilizar um software de telemetria.

Confira 3 erros das empresas de software que fornecem soluções em rastreamento veicular

As empresas que prestam serviços vendendo soluções em rastreamento veicular cometem erros que podem ser fatais para o negócio. Confira quais são os 3 principais deles e veja como evitá-los.

1. Não ter um rastreador preparado

Para fazer telemetria é necessário que se tenha um rastreador ou computador de bordo preparado. Somente assim é possível conseguir captar todos os dados e informações gerados por cada veículo para que seja feita uma boa gestão do todo.

Esse hardware, portanto, é imprescindível e não pode ser negligenciado pelas empresas que fornecem softwares de rastreamento veicular.

2. Não fornecer indicadores realmente úteis

Já falamos aqui sobre os indicadores e sua relevância. Cabe acrescentar ainda que esses dados precisam ser úteis para o gestor. Não basta apenas ter planilhas e relatórios para saber por onde o veículo passou, por exemplo.

As informações devem ser relevantes para a gestão, para que sejam identificados os motoristas que estão dirigindo de maneira inadequada, os que gastam mais combustível etc. Assim se podem desenvolver ações para solucionar esse tipo de problema.

O uso dos indicadores deve atender aos níveis gerencial, tático e operacional de cada empresa. De tal modo, cada um saberá onde é preciso atuar e as informações poderão ajudar diversos setores da organização de forma simultânea e do modo mais claro possível.

3. Não entender o perfil do cliente

As empresas de software precisam entender o perfil de seus clientes e seus negócios. Deve-se saber o que ele precisa resolver agora e quais são as suas perspectivas para o futuro, no que se refere à logística.

Não ter esse entendimento é um erro grave que pode ser cometido pelas empresas que oferecem soluções em rastreamento veicular.

Entenda a importância de um hardware personalizável para produzir boas soluções em rastreamento

Ao vender um software de rastreamento veicular é preciso compreender que cada gestor de frota terá as suas dores. Ele deve ainda identificar que existe remédio para elas e que um hardware personalizável pode fazer com que as soluções sejam mais adequadas para cada caso.

Outro ponto relevante em relação à personalização de hardwares é que o uso das soluções em rastreamento tem um grau de evolução nas empresas. Chegará um certo momento em que os gargalos serão solucionados e a empresa entrará em um universo em que ela começa a pensar em otimização, por exemplo.

Saiba como agregar valor a um software de telemetria e vender mais

Para vender mais softwares de telemetria é preciso que a sua empresa encontre uma parceira que desenvolva hardwares personalizados para que sejam usados em conjunto.

Deve-se buscar por uma empresa que entenda o perfil de cada cliente e seus negócios, buscando soluções para resolver o que é necessário de imediato, além de, propor melhorias para o futuro. Somente assim será possível agregar valor a um software e proporcionar uma solução adequada para os compradores.

Esperemos que você tenha compreendido mais sobre o software de rastreamento veicular com telemetria, e como os hardwares podem contribuir para uma solução completa para os clientes. Assim, você terá a certeza de que o seu produto é a melhor opção do mercado.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto ou queira compartilhar conosco alguma solução que tenha acontecido com você, não hesite em deixar um comentário no espaço abaixo. Responderemos o mais breve possível!