As estradas brasileiras são perigosas. Acidentes acontecem a todo momento e isso é assustador para quem atua no segmento de transporte, seja de cargas ou de passageiros.

De acordo com estudo recente realizado pelo Ministério da Infraestrutura, 53,7% dos acidentes acontecem por causa da imprudência dos motoristas.

Destes, 30,3% ocorrem por infrações das leis de trânsito e 23,4% são resultados de falta de atenção do motorista.

Gargalos

Além das falhas humanas, está a situação precária de muitas rodovias, que não oferecem condições seguras, ou seja, são cheias de buracos, falta de sinalização etc.

Porém, não podemos deixar de citar que comportamentos perigosos, como dormir ao volante, também engrossam os índices assustadores.

sono acidentes telemetria

Para ter uma ideia, cerca de 42% dos acidentes de trânsito estão relacionados à sonolência, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET). A entidade sempre enfatiza, inclusive, que a falta de descanso compromete a direção de forma semelhante ao provocado pela ingestão de bebida alcoólica.

Solução

Para ajudarmos a baixar esses números alarmantes, nada melhor do que a tecnologia embarcada nos veículos, sejam eles automóveis, caminhões (de todos os portes) e ônibus.

A telemetria veicular permite medir e corrigir todas as etapas da operação de transporte. Por meio de equipamentos, gestores de frotas conseguem acompanhar tudo o que acontece, desde a saída do veículo da garagem até a volta, de forma fácil e totalmente online.

Salvar vidas

Portanto, a telemetria é fundamental para ajudar a salvar vidas e tornar o trânsito mais seguro.

Entre as funcionalidades da tecnologia, está a possibilidade de instalar câmeras nas cabines, que acompanham tudo o que o motorista faz. Se ele dormir, por exemplo, o gestor de frota saberá na hora e avisará sobre o perigo. Caso ele se distraia ao celular acontece a mesma coisa.

Se o motorista também sente muito sono em determinados momentos, o gestor pode mudar o turno dele e, assim, evitar que ele se envolva em acidentes. As vantagens são inúmeras.

Prevenção

Além disso, a telemetria permite ao gestor de frotas treinar motoristas, de acordo com o desempenho desses profissionais ao longo de um determinado período e, assim, ter uma operação mais segura.

Outra grande vantagem é saber exatamente quando fazer a manutenção preventiva, já que falhas mecânicas contribuem com acidentes, segundo a Associação de Entidades oficiais da Reparação de Veículos do Brasil (Sindirepa). A entidade destacou que 47% dos veículos envolvidos em acidentes apresentaram problemas.

Diante desse cenário, a prevenção é a melhor aliada.

Saiba mais sobre telemetria veicular em www.newtectelemetria.com.br