Falamos sempre de como um hardware programável é versátil e permite à sua empresa criar soluções personalizadas para o seu cliente. Muitas vezes o foco das empresas é voltado para a economia de recursos como o combustível e manutenções dos veículos, mas a telemetria também pode ser uma tecnologia utilizada para prevenir acidentes de trabalho.

Partindo desse princípio, educar o motorista para executar uma condução segura é também reduzir custos e prevenir a ocorrência de acidentes, garantindo que ele chegue até a sua casa ao fim de cada dia. Algumas empresas se destacam no uso da telemetria por desafios ainda maiores, como o de gerir vidas. A seguir, vamos falar de um case de sucesso de uma das grandes mineradoras do nordeste do Brasil.

Cenário brasileiro de acidentes de trabalho

O acidente de trabalho é considerado quando há lesão corporal ou perturbação da capacidade funcional exercida ou por motivo de trabalho. Ela pode causar morte ou incapacidade do colaborador, seja total ou parcial, permanente ou temporária, de exercer a sua função.

“Muito se vê, mas pouco se lê sobre o assunto, o fato é que as mortes, acidentes e doenças relacionadas ao trabalho são uma questão de saúde pública muitas vezes ‘invisível’ e até ‘naturalizada’,” segundo reportagem do Uol. O Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de Acidentes de Trabalho de acordo com o Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho. O país registra por ano cerca de 700 mil casos, contabilizando uma morte por acidente em serviço a cada três horas e quarenta minutos.

Entre 2014 e 2018, foram registrados no Brasil 1,8 milhão de afastamentos por acidente de trabalho e deste número, 6,2 mil trabalhores foram a óbito, de acordo com dados da Previdência Oficial.

Por conta desses números alarmantes e da lei vigente na constituição – que declara que é obrigação do empregador compensar o colaborador com seguro contra acidentes de trabalho, sem excluir a indenização a que este está obrigado quando incidir em dolo ou culpa -, os empresas têm procurado alternativas garantir a segurança do colaborador e prevenir acidentes de trabalho.

Telemetria para prevenir acidentes de trabalho

Uma das maiores mineradoras do Nordeste do Brasil é muito conhecida por ter as políticas mais rígidas, dentro do setor de mineração, de Segurança do Trabalho. Para que colaboradores e terceiros possam trabalhar no canteiros e até mesmo nas unidades administrativas, apenas as normas NBR não são suficientes, as exigências sempre são duplicadas para garantir a segurança de todos.

Em 2010, foi criado o maior projeto do mundo em extração de minério de ferro e também a primeira extração com sistema truckless e beneficiamento de minério a seco em grande escala, que não utilizada água no processo, com o propósito de ser seguro de todas as formas. Daí nasceu a necessidade controlar a segurança de todos os condutores de veículos entre ônibus, caminhões munck e basculante, tratores, máquinas, carros de frota, pois os técnicos de segurança não eram suficientes devido ao tamanho do projeto.

Os hardwares programáveis da Newtec e o desenvolvimento de sistemas da Mova  (veja mais) foram os recursos utilizados implantar a telemetria avançada na gestão de vidas da mineradora. Com o VIRLOC e o periférico VIRCOM 3, que depois foram substituídos por VIRCOM 5, todos os condutores de veículos eram monitorados para que a segurança de cada um deles fosse garantida dia após dia, devido ao terreno perigoso e região de chuvas fortes durante 6 meses do ano. O uso dos VIRLOCs foram possíveis por conta dos canteiros serem em áreas rurais, sem cobertura GSM, possibilitando a captura de dados e geração de alertas offline.

Todo a solução desenvolvida pelas parceiras girou em torno da preocupação com o colaborador, se tornando um case de sucesso que gerou benefícios enormes para a organização.

Algumas das possibilidades programadas dentro dos hardwares que geraram benefícios foram: Diminuição de acidentes e quase acidentes de trabalho; Diminuição de quase 100% da taxa de mortalidade por acidente de trabalho; Diminuição de excesso de velocidade em canteiro de obras; Diminuição de acidentes em área urbana, Educação do condutor no trânsito, Controle de fadiga; Dimunuição no número de fraudes identitárias; e muito mais.

Portanto, os ganhos que a telemetria trouxe para a vida dos colaboradores da mineradora são enormes, pois a cultura de condução de cada um deles foi mudada e direcionada para a prolongação da vida.

Quer saber mais em como os hardwares programáveis podem auxiliar na solução de telemetria para o projeto do seu cliente? Entre em contato com a nossa equipe comercial!