A telemetria é uma tecnologia que faz parte do dia a dia do transporte de cargas, modal responsável por 65% de tudo o que é transportado no Brasil.

Nesse cenário, ao usar a telemetria, gestores de frotas podem obter informações valiosíssimas sobre toda a operação e, assim, ter motoristas mais eficientes, reduzir custos e aumentar cada vez mais os níveis de segurança. Aliás, em um país como o Brasil, esse fator é fundamental para transportadores e embarcadores de todos os portes.

Vantagens da telemetria

Porém, a telemetria embarcada não é apenas uma tecnologia para rastrear e monitorar. Ela é muito mais; é uma ferramenta que dá inteligência ao transporte e coleta dados cada vez mais surpreendentes.

Dessa maneira, ela permite que o gestor da frota controle a produtividade dos motoristas e dos veículos, além de:

  • Reduzir custos com combustíveis e manutenções;
  • Acompanhar perfil de condução de motoristas;
  • Avaliar motoristas;
  • Aumentar produtividade;
  • Diminuir ociosidade da frota;
  • Reduzir multas por excesso de velocidade;
  • Alertas visuais e sonoros para motoristas;
  • Controlar passageiros, no caso do transporte de passageiros;
  • Fazer gestão eficiente das rotas;
  • Medir umidade relativa do ar, no caso do agronegócio, entre outras funcionalidades.

Transporte de cargas inovador

Para obter as vantagens acima, é importante saber como a telemetria funciona. Por meio de equipamentos (hardwares) embarcados nos veículos (caminhões, carros, ônibus, VUCs, maquinário pesado etc.), todas as informações podem ser transmitidas e recebidas para fazer a gestão remota.

Portanto, com a tecnologia, o gestor consegue saber como e onde está o veículo, em tempo real e de forma online. Por meio de relatórios, todas as informações relativas à operação realizada ficam à disposição da empresa.

Com esses dados, ela pode criar políticas de melhoria, programas de treinamento junto aos motoristas e, logicamente, reduzir custos operacionais.

Assim, com a telemetria de voz e imagens é possível, inclusive, alertar motoristas sobre perigos nas vias, entre outros eventos importantes. Ela também registra sinistros e, assim, dá para saber o que aconteceu antes, durante e depois, o que demonstra, mais uma vez, que a telemetria é essencial em qualquer operação logística.

Telemetria e Fórmula1

A telemetria é uma palavra de origem grega, onde tele = remoto e metron = medida e é muito comum na Fórmula1. Há algumas décadas, ganhou o mercado de frotas comerciais.

Isso porque empresas do segmento de transporte de cargas precisaram aumentar a segurança de cargas e de motoristas, além de acompanhar a jornada de trabalho, de acordo com a Lei 13.103/2015, conhecida como a Lei dos Caminhoneiros.

Dessa forma, hoje, transportes e embarcadores dos mais diversos segmentos usam a tecnologia para seguir legislações, normas e também para a direção segura.

Saiba mais sobre a telemetria veicular em www.newtectelemetria.com.br